Santa Cruz S/A

São Paulo, 26 de julho de 2014   

 PRODUTOS

 Cana de Açúcar

A Usina Santa Cruz possui área plantada de aproximadamente 56 mil hectares, sendo 40% de área própria e 60% em parceria com outros produtores, onde são plantadas variedades melhoradas geneticamente e com alta tecnologia em implantação de lavoura, tratos culturais e atendimento da legislação ambiental

Para a conservação de solo, a Usina Santa Cruz conta com sistemas de cultivo desenvolvidos especialmente para atender às necessidades da colheita mecanizada (engenharia dos talhões) e sistema viário para atender ao transporte e trânsito de máquinas.


Viveiros
A utilização de variedades melhoradas geneticamente é uma prioridade com grande destaque dentro do sistema de produção de matéria prima. A empresa utiliza convênios com órgãos de pesquisa e melhoramento como Ufscar - Universidade Federal de São Carlos e IAC - Instituto Agronômico de Campinas e Cana Viallis. A empresa mantém campos de multiplicação e produção de mudas controladas em todos os estágios do programa, a partir da liberação de clones pelos órgãos de pesquisa. A empresa contribui com os centros de pesquisas citados, no desenvolvimento de um amplo programa de experimentação de campo. Os materiais genéticos mais aptos para o cultivo na região são disponibilizados aos fornecedores de cana e parceiros agrícolas.



Agricultura
O sistema próprio de produção de matéria prima da empresa possui atualmente a capacidade de fornecimento de cerca de quatro milhões de toneladas de cana para a produção de açúcar e álcool. Os recursos próprios de moto-mecanização para as operações agrícolas somam equipamentos como:
  200 tratores agrícolas;
  15 carregadoras de cana;
  40 colhedoras de cana;
  50 caminhões canavieiros;
  206 reboques canavieiros;
  140 transbordos para colheita mecanizada;
  120 veículos para atividades de apoio à produção;
  74 ônibus para transporte do pessoal;
  110 veículos que compõem a frota de utilitários de pequeno porte - carros, camionetas, ambulâncias, além de dezenas de implementos agrícolas para as mais diversas operações.

Para a gestão das atividades agrícolas, a Usina dispõe de corpo técnico formado por engenheiros agrônomos, engenheiros agrimensores, técnicos agrícolas e pessoal especializado na cultura da cana-de-açúcar.

Os principais processos envolvidos na produção da cana-de-açúcar são:
  Fundação da Lavoura;
  Desenvolvimento Agronômico e Ambiental;
  Tratos Culturais;
  Colheita Manual e Mecanizada;
  Carregamento e Transportes;
  Manutenção Mecânica de Máquinas, Veículos e Implementos Agrícolas.

O processo de produção de cana da Usina Santa Cruz conta com modernos recursos tecnológicos para o exercício de atividades, como o uso de GPS e GTS nas operações de serviços topográficos, softwares para otimizar a gestão agrícola, coletores de dados para registros no campo e computadores de bordo em máquinas agrícolas para melhor controle das operações.


Controle Biológico
Devido à preocupação em não prejudicar o meio ambiente, o combate às pragas da cana-de-açúcar é feito, sempre que possível, através de controle biológico. A Usina mantém em suas instalações um laboratório de entomologia para a produção da vespinha (cotesia flavipes) utilizada no controle da broca da cana (Diatraea saccharalis), uma das principais pragas da cultura. Outro exemplo de controle biológico é o uso do fungo metarhizium anisopliae no combate à cigarrinha (Mahanarva fimbriolata).

Copyright ©2014 Santa Cruz S/A - Açúcar e Álcool. Todos os direitos reservados.
privacidade  |  termos de uso   
português english